terça-feira, março 14, 2006

Mui Ne: dunas de decepcao

Apos seis horas de viagem, em que eh necessario recorrer a comprimidos anti-enjoo, chegamos a Mui Ne, localidade costeira famosa pelas dunas de areia branca. Para nao variar, rejeitamos o resort onde o autocarro Sinh termina a marcha (se a proposta de Dalat era cara, a esta faltam os adjectivos). O cansaco acumulado ja eh tanto que decidimos ficar no primeiro sitio que encontramos, apos andar umas centenas de metros com as mochilas as costas. O bungalow, simpatico, ja eh em conta mas conseguimos poupar uns dolares ao prescindir do ar condicionado instalado, processo concretizado pela entrega do comando do aparelho ah recepcionista.
A preparacao para a praia eh rapida. O horizonte de mar azul chama avidamente por nos mas ah medida que nos aproximamos percebemos que o conceito de praia nao eh o mesmo que existe em Portugal. Como areal privativo, o nosso resort propoe um paredao de cimento com cerca de dez de metros, cheio de areia. Ha espreguicadeiras de madeira sem almofadas e dois chapeus de sol, manifestamente insuficientes para a quantidade de hospedes. Descemos uns degraus para a praia verdadeira e deparamos com uma lingua estreira de areia pejada de lixo -- garrafas, lampadas, sacos plastico, pedacos de madeira, isqueiros... -- e uma agua nada convidativa a banhos. O sonho das praias vietnamitas esta decididamente comprometido.
Ainda assim, o corpo eh quem mais manda e nao conseguimos arranjar forcas para nova partida. Passamos dois dias a apanhar sol nas cadeiras do paredao -- sempre que as conseguimos apanhar -- e a adormecer com o barulho das ondas. A ausencia de Internet impede-nos de actualizar o blog como pretendido pelo que ocupamos o tempo a ler (termino a biografia do Marlon Brando) e escrever postais e diarios. Mas sem banhos de mar, e manietados pela ementa limitada do resort e falta de outras opcoes validas por perto, depressa surge a vontade de partir. E mesmo sem o descanso necessario, la estamos de novo num autocarro a caminho de Ho Chi Minh, etapa quase final desta imensa Republica Socialista do Vietname, casa de 82 milhoes de habitantes e uns quantos milhares de turistas. [PMM]

3 Comments:

At 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Andreia, estrela
Um beijo grande para ti...
Fica mais tempo por aí...o Cavaco agora é Pres. e esta é uma boa justificação para ficares mais uns tempos fora.
Isabel Gonçalves

 
At 1:50 da tarde, Blogger sa.ra said...

amiga,
tenho tantas saudades tuas!

beijosbeijosbeijosbeijosbeijosbeijo
beijosbeijosbeijosbeijosbeijosbeijosbeijosbeijosbeijos
beijosbeijos
beijos

 
At 10:58 da tarde, Blogger av pm said...

Hoje tive que me levantar de madrugada para conseguir acesso a internet aqui no hostel (estamos em Melbourne -- cidade magnifica!). E dia 1 de Abril e custa-me a acreditar... nao, nao e mentira!Duas mensagens de duas amigas tao especiais... Que bom! Obrigada queridas por estarem ai!
Beijos apertados e cheios de saudades para as duas
AV

 

Enviar um comentário

<< Home