terça-feira, dezembro 20, 2005

Thanjavur - Um portugues imortalizado no templo

As 16h15 do dia 5 de Dezembro chegamos a Thanjavur. Durante a sua passagem pela India, os ingleses mudaram os nomes das localidades e ruas para toponimos que facilmente conseguissem pronunciar. Thanjavur passou a Tanjore e so recentemente voltou ah denominacao antiga. A rua do hotel onde ficamos hospedados - uma estrutura turistica com apoio governamental, onde ja tinhamos estado em Rameswaram - eh muito movimentada, caotica e baulhenta. Por todo o lado ha grandes armazens de comercio, sobretudo joalharias. Sao edificios imponentes muito ocidentais, com neons chamativos. O comercio "tradicional" convive bem com estas modernices e no chao encontramos diversos sapateiros e ferreiros, especialistas em arranjos de lanternas ou cadeados. Nao somos muito importunados. Sao poucos os turistas ocidentais que por aqui passam.
Na manha seguinte visitamos o Templo Brihadiswara, tambem patrimonio mundial da UNESCO. Este local sagrado integra uma estrutura enorme, que representa bem o poderio aqui alcancado pela dinastia Chola. O material predominante eh algo que nos parece terracota. No edificio principal encontramos um linga enorme. A entrada do complexo eh guardada por Nandi, o touro de Shiva, uma escultura com mais de 25 toneladas. Temos tempo ainda para visitar os Shivaganga Gardens (um parque que faz as delicias dos habitantes, talvez por reunir piscina, escorregas de agua e ate um camelo no mesmo local). Depois de almoco rumamos ao Royal Palace, mas depressa precebemos que os tempos da realeza ja la vao e hoje, o mal preservado edficio alberga uma escola.
Ao final da tarde seguimos para Mysore, em Karnataka. A viagem de comboio durou toda a noite, mas decorreu de forma muito tranquila. Na nossa carruagem seguiam dois senhores muito simpaticos e interessados em Portugal e nos portugueses. Ate ficamos a saber que numa das paredes laterais do templo de Thanjavur, la entre as centenas de esculturas, ha uma que representa um conterraneo nosso. So nao percebemos o que eh qu ele ali estava a fazer (mas haveremos de descobrir!).

1 Comments:

At 9:22 da manhã, Blogger av pm said...

Ola Xana e Rita :)
Ainda estamos na bonita cidade de Luang Prabang, mas amanha devemos seguir caminho. Esperamos que o vosso Natal tenha sido passado com muito amor e paz. E ja agora que 2006 vos reserve muitas viagens!
Beijinhos e abracos

 

Enviar um comentário

<< Home